jueves, 26 de abril de 2007

Sumo natural ou gaseificado?














Comparar Madrid com Paris é como comparar um sumo de laranja natural e um gaseificado. Um tem vitaminas e o outro faz “picos” na garganta.

-Qual é qual? Isso depende do gosto de cada um. A mim não me cai bem o gás e por isso bebo sempre sumo natural ou água. Óbvio que, Paris é para mim o sumo de laranja natural.

Bem, de todas as formas, quando regressei pensei que o mais certo é que estava a ser injusta com Madrid e decidimos conhecer esta cidade a pé. No sábado lá fomos.
O Centro é agradável, tem ruas e edifícios imponentes que te fazem parar a observar com mais cuidado. Depois fomos ao Parque do Retiro, o 1º lugar que visitei assim que cá cheguei e do qual mantinha até sábado uma má impressão.
É certo que quando tens um dia de Sol como esteve este fds, tudo te parece mais bonito e então nesta época de Primavera ainda mais. Seria muito injusta se disse-se que o Pq. do Retiro é desinteressante. Não! É até bastante envolvente e fresco com toda a sua vegetação e construções de outros tempos.
Sabem que também há um Palácio de Cristal em Madrid? Podem ver na foto que anexo. É um edifício muito romântico todo em vidro. Foi construído em 1887 pelo motivo de uma exposição das Ilhas Filipinas.

No entanto, a conclusão a que chegámos, Eu e o Pedro, foi que a grande diferença entre estas duas importantes Capitais Europeias está especialmente nas pessoas. Elas são a marca diferencial. Os espanhóis são muito espalhafatosos. Falam exageradamente alto, têm falhas importantes no que toca a higiene urbana, e faltam-lhes maneiras de saber estar em público. Falta-lhes elegância.
Demasiado “broncos” para o gosto dos portugueses que considero serem das pessoas mais acolhedoras e diplomáticas dentro da Comuniade Europeia.


O “algo mais” que eu senti quando fui a Paris não encontro em Madrid porque não me identifico.

Quando me perguntam sobre semelhanças/diferenças entre Portugueses e Espanhóis sempre respondo: os Portugueses gostam de lanchar uma chávena de chá acompanhada por uma torrada ou fatia de bolo. Os Espanhóis preferem um copo de vinho tinto e um naco de pressunto.

Será que somos assim tão hermanos?

lunes, 23 de abril de 2007

J'aime Paris!!!


Meus caros leitores e amigos,

Adorei! Adorei! Adorei!

E recomendo que pelo menos 1 vez na vida, se caminhe pelas ruas e avenidas desta cidade feita de luz.

O primeiro encontro foi complicado. Paris é uma cidade moderna mas quando respira deixa perceber as marcas do tempo e da sua anticipação no velho continente.
Não ver o que não se quer é muito complicado porque Paris é também uma cidade muito cara; 4 euros paguei eu por um pão e um bolo de confeitaria.
Assim, andar de metro é (quase) obrigatório. E foi no metro que eu vi o pior de Paris.
Quando cheguei ao aeroporto CDG tinha o Pedro á minha espera. Apanhámos o comboio para o Centro e ai estava: a sociedade parisiense no seu mais (im)puro ser: Argelinos, Africanos, Marroquinos, Muçulmanos, ..., e nós os dois.

A realidade da viagem pareceu-me ainda mais real; lentamente o comboio lá foi parando nas estações. Numa determinada altura, um dos ocupantes que viajava sozinho mas que não se mantinha calado, resolve correr alguns dos lugares vagos da carruagem. O mal estar da sua vida obriga este personagem a deitar para fora o que tinha acumulado durante os últimos dias ao mesmo tempo que emite estranhos ruídos. Um episódio que só visto e que passaria mais desapercebido não estivesse eu em Paris, a cidade da moda e dos perfumes.

O sábado fez-me mudar de opinião e nem as 7 bolhas que consegui juntar em ambos os pés me fizeram trazer desta cidade um mau juizo. Vi cada canto e recanto que consegui num tempo record. Palmilhei cada metro quadrado e gravei cada minuto.

O meu primeiro pensamento é: quero viver e crescer aqui.
Quero ocupar uma das janelas viradas ao Sena, lanchar num café com esplanda, comer uma baget enquando passeio de biciclecta, e sei lá mais o quê...

Depois voltas à tua casa, à cidade onde vives e ao teu dia-a-dia. Não esqueces Paris mas lentamente vais-te convencendo que Paris é muito mais bonita quando se é simplesmente turista.

Deixo-vos a que considero ser a mais representativa foto do cosmopolismo de Paris. Conseguem vê-lo?


P.S.: Gosto de Paris. Amo Paris e quero voltar. JÁ!