lunes, 23 de abril de 2007

J'aime Paris!!!


Meus caros leitores e amigos,

Adorei! Adorei! Adorei!

E recomendo que pelo menos 1 vez na vida, se caminhe pelas ruas e avenidas desta cidade feita de luz.

O primeiro encontro foi complicado. Paris é uma cidade moderna mas quando respira deixa perceber as marcas do tempo e da sua anticipação no velho continente.
Não ver o que não se quer é muito complicado porque Paris é também uma cidade muito cara; 4 euros paguei eu por um pão e um bolo de confeitaria.
Assim, andar de metro é (quase) obrigatório. E foi no metro que eu vi o pior de Paris.
Quando cheguei ao aeroporto CDG tinha o Pedro á minha espera. Apanhámos o comboio para o Centro e ai estava: a sociedade parisiense no seu mais (im)puro ser: Argelinos, Africanos, Marroquinos, Muçulmanos, ..., e nós os dois.

A realidade da viagem pareceu-me ainda mais real; lentamente o comboio lá foi parando nas estações. Numa determinada altura, um dos ocupantes que viajava sozinho mas que não se mantinha calado, resolve correr alguns dos lugares vagos da carruagem. O mal estar da sua vida obriga este personagem a deitar para fora o que tinha acumulado durante os últimos dias ao mesmo tempo que emite estranhos ruídos. Um episódio que só visto e que passaria mais desapercebido não estivesse eu em Paris, a cidade da moda e dos perfumes.

O sábado fez-me mudar de opinião e nem as 7 bolhas que consegui juntar em ambos os pés me fizeram trazer desta cidade um mau juizo. Vi cada canto e recanto que consegui num tempo record. Palmilhei cada metro quadrado e gravei cada minuto.

O meu primeiro pensamento é: quero viver e crescer aqui.
Quero ocupar uma das janelas viradas ao Sena, lanchar num café com esplanda, comer uma baget enquando passeio de biciclecta, e sei lá mais o quê...

Depois voltas à tua casa, à cidade onde vives e ao teu dia-a-dia. Não esqueces Paris mas lentamente vais-te convencendo que Paris é muito mais bonita quando se é simplesmente turista.

Deixo-vos a que considero ser a mais representativa foto do cosmopolismo de Paris. Conseguem vê-lo?


P.S.: Gosto de Paris. Amo Paris e quero voltar. JÁ!

2 comentarios:

Lizita dijo...

Pois eu tb adoro Paris... mas so como turista... trabalhar la é de doidos ! é a minha capital europeia preferida mas nao deixa de ser frenetica e stressante para quem trabalha. Eu vivi/trabalhei la 1 ano e meio e chegou-me... volto varias vezes por ano como turista mas para trabalhar... pensaria duas vezes!

Silvia dijo...

Sim, talvez tenhas razao. Pela minha experiencia, todos os lugares têm dois pontos de vista opostos dependendo se se é turista ou trabalhador. Em Paris senti-me fashion e senti que era feliz. Sinto o mesmo em Barcelona mas em Madrid sinto que me falta o ar.