miércoles, 15 de abril de 2009

Serpente cuspideira vs Nepaleses


Sabem qual é a semelhança entre os nepaleses e as cobras cuspideiras? Ambos passam o tempo a cuspir.


Amigos, é repugnante tanta cuspidela que este pessoal dá. Quando chegámos a Kathmandu e começámos a ouvir tanta cuspidela pensámos: é devido à poluição. Até porque nós mesmos ficámos com vontade de dar umas quantas cuspidelas também.


Mas, já em pleno monte, rodeados de tanta Natureza, o som era o mesmo e a gente masculina cuspia sem dó nem piedade como se tivessem a sofrer da maior gripe de todos os tempos. Todo o caminho, sempre que passava um homem, um jovem ou uma criança (já sabem cuspir), o mesmo asqueroso ruído. Já estão a imaginar como estava o chão, não estão?


Eu não consegui saber o porquê de tal hábito. Penso que é porque mastigam muito tabaco. Mas não sei.
Já sabem, se forem ao Nepal preparem os ouvidos e engulam em seco porque vão ouvir muita cuspidela.
Nota: Esqueci-me de comentar outra habilidade nepalesa, a qual não vou descrever por ser já bastante repugnante só com a informação que vos deixo: não usam lenços de papel, de pano ou de outro material.

4 comentarios:

Mocho Doce dijo...

Olá Sílvia.

Que giro, também tens um blog.
Para mim é um vício desde que fiz o meu.

Sabes, há povos que efectivamente têm costumes que aos olhos de outros são repugnantes. Para alguns povos, cuspir é sinal de boa sorte, e países há em que existe até uma competição de "cuspidelas" lol.

Mas no caso dos Nepaleses, o caso é outro, o Nepal é um país bastante frio, as pessoas ingerem quantidades menores de água, o que leva as bocas a secar-se mais depressa e mais vezes, levando ao hábito de cuspir...é uma necessidade que eles têm, e para eles não é repugnante.

Quando estivemos na Tailândia, pudemos observar as mesmas situações que descreves. Mas o motivo não é o mesmo. Na Tailândia é mesmo devido à degradante poluição...

Um dia passo com mais tempo para ler o vosso blog.

Beijinhos

Vivyane

Silvia dijo...

Olá Vivyane, já dei uma espreitadinha no teu blog. Tantas fotos! Eu adoro ver fotos.

A tua explicação é perfeitamente aceite mas apenas uma observação: só os homens é que cospem no Nepal. As mulheres não o fazem. Eu suponho que mais do que uma necessidade trata-se de algo cultural. Para mim particularmente foi muito desagradável ouvir tanta cuspidela apesar de entender que seja um costume, o qual aceito perfeitamente como outro costume qualquer desde que não seja um costume que interfira com a liberdade e integridade de outro ser vivo.

Beijos.

P.S. Obrigada por consultares o meu blog.

Sibila dijo...

Querida amiga,

Como te entendo... Tive uma colega nepalesa durante o último ano, e sinceramente nunca consegui perceber porque é que menina tão querida, conseguir dar 2 passos e cuspir 4 vezes ou mais... Outra curiosidade, era ela querer aprender a fazer bolos, porque pelo que percebia os nossos bolos caseiros eram "um luxo" no Nepal!!!

Silvia dijo...

Sibila,

No Nepal eu comi alguns bolos que me souberam lindamente. À parte das cuspidelas e da falta de limpeza, tentei não pensar no que estava a comer ou no HACCP das cozinhas. Cozinhas que em muitos casos são também quartos de dormir e outras coisas mais. Enfim...
Valeu a experiência que voltaria a fazer sem dúvida alguma e que recomendo a todos. É outro mundo.

Beijos