miércoles, 8 de agosto de 2007

Dias 3 e 4






4ª feira: o relógio toca à 1 da manhã. Lá fora está muito frio. Desta vez levámos só o essencial para não pesar. A essa hora a neve está mais dura e a ascensão com grampons é menos penosa e mais segura, porque há menos riscos de escorregar e caír. Temos que parar várias vezes para respirar fundo. O dia vai nascendo enquanto vamos escalando por uma série de cristas de montanha lindíssimas que levam ao Mont blanc. De repente levanta-se um vento forte que se torna cada vez mais inconveniente. Cada segundo que se está parado gela-se.
São 7:20 da manhã, o dia está a nascer e acabámos de pisar o cimo do monte. Estou que não aguento mais; tenho muito frio e só quero regressar e voltar a pisar solo de Chamonix. Foram uns 5 minutos para apreciar as vistas incríveis sobre todo o maciço (impossíveis de reproduzir numa foto ou filmagem) e começar a descer.

A descida até ao refugio do Gouter foi rápida. Nota-se que o ar vai ficando mais rico em oxigénio a cada metro que passa. Apesar ser ainda muito cedo a neve já está mais mole e mais escorregadia, tem que se ter muito cuidado!



Depois de chegar à aguille du Gouter (aprox 4000m), onde tinhamos dormido e abandonado a tenda e todo o material supérfluo à ultima etapa de ascensão, estamos tão cansados que antes de continuar a descer necessitamos um chá quente e muiiiito doce.

Se a subida custou, a descida não se fica atrás.
Não consigo controlar as pernas e estou cheia de medo de cair ao vazio. O melhor que me poderia acontecer se caísse era partir os dentes e não estou para aí virada.



Que desespero. Só me apetece partir tudo e nunca mais voltar a subir outra montanha.
São 14:30 quando finalmente saímos desta horrorosa crista montanhosa. Estamos no refugio do Tête Rousse (3167m). Ainda nos falta muito para descer até chegar a Bellevue (1800m) e apanhar o último teleférico das 18:00h.

16:30h: chegamos ao Nid D Aiguille (2372m). Já não temos hipótese de chegar a Bellvue (1800m) e descer para Chamonix hoje. Vamos comer o que houver para reunir forças para voltar a pôr os pés ao caminho.





São 22:30h quando chegámos ao teleférico. Foram quase 22h sempre a andar hoje. Voltamos a tirar a tenda. Desta vez o piso é uma relvinha fofa. Já não dormia assim há muito tempo.
O primeiro teleférico deveria sair às 7:45 mas devido a uma tempestade eléctrica só saímos às 10h.

Finalmente estamos em casa e vamos tomar um duche quente !!! :)

Missão cumprida!

No hay comentarios: